Vias e Formas de Administração da Canábis

medical tablets pharmacy cure
Photo by Pixabay on Pexels.com

A Cannabis e seus compostos (CBD, THC, Terpenos) podem ser administrados por várias vias sendo o efeito obtido diferente na sua intensidade, duração e rapidez de acção.

Dado que a Cannabis vai seu utilizada em pessoas com doenças, está desaconselhado o consumo inalado / fumado.

A Cannabis pode ser administrada por vaporização caso se pretenda um e feito rápido, mas também mais curto (2-3 horas).

Pode ser administrada em tinturas em que o início de acção é intermédio cerca de 15 minutos e pode durar até 6-8 horas.

Ou pode ser administrada em alimentos em que o início do efeito é mais lento (2-3 horas) mas pode durar mais de 12 horas.

Estas são as formas mais frequentes de administração da Cannabis :

– Via fumada é a mais utilizada na Cannabis recreativa – o efeito é muito rápido, ocorre em minutos; dura cerca de 2 a 3 horas e pode ser muito intenso. A vantagem é que a dose administrada é mais fácil de controlar. No contexto medicinal é a menos eficaz pela toxicidade do fumo.

white smoke
Photo by Snapwire on Pexels.com

Vaporização é em muito semelhante á inalação de fumo, mas sem a irritação brônquica e os malefícios do fumo. É fácil de controlar a dose administrada e pode ser muito útil nas doenças em que se pretende uma resposta rápida como no caso da dor. Neste caso a Cannabis é aquecida, em aparelhos específicos, até se evaporarem os compostos terapêuticos, sem haver combustão da planta. Assim, inala-se o vapor e não o fumo. É um método muito em voga e eficaz pois poupa-se muito medicamento, consegue-se o mesmo efeito com uma dose menor. A combustão destrói parte do THC e CBD, o que não ocorre na vaporização. Por outro lado na vaporização a extracção é mais completa e o efeito pode ser muito potente. A vaporização, assim como a via fumada, são as formas mais rápidas de obter o efeito terapêutico da Cannabis.

Tinturas – podem ser administradas debaixo da língua ou com alimentos. O efeito é mais lento do que quando inalada. Se for dada sublingual demora cerca de 15 minutos a actuar e o efeito pode durar cerca de 6 a 8 horas, dependendo da dose. Tomado com alimentos, inicio de acção é mais lento (2-3 horas). As tinturas dosificam-se de forma simples, principalmente no inicio, quando não se sabe a dose que o paciente irá necessitar. Podem ser administradas uma a duas gotas de 20 em 20 minutos até se obter o efeito desejado. Desta forma não há o risco de administrar uma dose mais elevada do que pretendido. As tinturas quando tomadas com alimentos têm um perfil muito semelhante aos edíveis descritos a seguir.

– Edíveis / administração com alimentos – o início de acção é mais lento e pode demorar várias horas (2 a 3), até se obter o efeito pretendido. Depois de actuar o tempo de acção é muito longo (mais de 8 horas) e como há metabolismo hepático os derivados da Cannabis que atingem o cérebro ou nervos periféricos são diferentes e induzem um efeito também diferente. O efeito tende a ser mais sedativo. Contudo este pode ser muito intenso e é mais difícil de titular, ou seja, calcular a dosagem correcta. É útil em doenças em que se pretenda um efeito longo com poucas tomas de medicamento.

– Cutânea / Tópica – este tratamento faz-se com pomadas, unguentos e loções que ajudam em muito a reduzir a dor articular, óssea e muscular. É eficaz nas doenças reumatológicas e no controlo da dor. A acção é relativamente rápida e não é absorvido para a corrente sanguínea. Assim a aplicação tópica da Cannabis não vai para o sangue ficando apenas na região a tratar.

A escolha da via de administração da Canábis depende da rapidez com que se pretende que actue e com a sua duração. Na dor, por exemplo, a resposta pretende-se que seja rápida. Também se podem combinar diferentes formas de administração da Canábis de maneira a dar ao doente alivio do seus sintomas de forma duradoura mas também de acção rápida. Uma opção é combinar uma tintura dada sublingual com edíveis, por exemplo. Também se podem utilizar tinturas nos alimentos e vaporização quando os sintomas ficam mais intensos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s